quinta-feira, 17 de julho de 2014

Fidelidade à Bíblia ou o Sucesso Pragmático?* - João 6: 60-71 - Manoel Coelho Jr.



Baixe o Mp3 clicando aqui.

Ao proclamarmos o Evangelho temos dois caminhos: Ou somos fiéis a Bíblia em nossa mensagem ou buscamos o Sucesso Pragmático. Sucesso Pragmático é a busca apenas por resultados. É pensar apenas em encher nossos locais de culto. É seguir as regras de propaganda onde o sucesso é medido pelas quantidades de vendas de um produto. Assim o sucesso, neste pensamento, depende da adesão de muitos a nossa mensagem.

Todavia, fica evidente que seguir o sucesso pragmático não é pregar o Evangelho de fato, pois neste caso já se abandonou a mensagem da Bíblia. Isso fica mais claro nas seguintes proposições:

1 – O Sucesso pragmático só ocorre devido a natureza humana pecaminosa que ama a mentira. Cristo disse: “Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.” Jo 8:45.  Assim podemos dizer: Pregue a mentira e os homens ímpios crerão.

2 – A fidelidade a Bíblia não produz este tipo de sucesso pecaminoso, mas ao contrário, trará perseguição. Assim podemos dizer: Pregue a Bíblia e os ímpios não crerão e ainda te odiarão.

Todavia é preferível ser fiel seguindo a Bíblia que ser um pragmático de muito sucesso, e é assim pelos seguintes motivos:

1 – Seguir a Bíblia é ser Fiel a Deus que a Escreveu para ser anunciada. Mas ser pragmático é trair a Deus, a Igreja, e a todos os homens. É ser um médico que não age para curar.

2 – Seguir a Bíblia é proclamar a realidade espiritual, livrando os homens de sua própria mentira. Ser pragmático é manter a ilusão de cada homem, pois apenas se substitui a mentira pessoal por uma mentira religiosa.

3 – Seguir a Bíblia é buscar o verdadeiro sucesso, isto é, a Glória de Deus e o bem da Igreja, pois esta se torna autêntica, visto que nela se acharão os eleitos que ouvirão apenas a Verdade. Já o sucesso pragmático nada vale, pois afasta os homens de Deus levando-os a condenação eterna. Tudo isso o Juízo Final mostrará.

O que fazer então? Creio que são muito instrutivas as seguintes palavras de Francis Schaeffer:

O Cristianismo não é uma moderna história de sucesso. Deve ser pregado com amor e lágrimas nas entranhas dos homens, pregado sem compromissos com resultados, sem levar em conta o conceito secular de sucesso. Se parece não haver nenhum resultado, lembre que Jeremias não viu os resultados no seu tempo. Eles vieram posteriormente. Se parece não haver nenhum resultado, isto não muda o imperativo de Deus. Simplesmente depende de você e de mim continuar, e continuar, e continuar, quer vejamos os resultados ou não. Continue... Minha declaração final é simplesmente esta: o mundo está perdido, o Deus da Bíblia de fato existe; o mundo está perdido, mas a verdade é a verdade. Persevere! Por quanto tempo? Eu lhe direi. Continue, continue, continue e então... CONTINUE!” (Do livro “Morte na cidade” de Francis Schaeffer, páginas 57, 58).

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado! 

*Estudo da noite de quarta, dia 16 de julho de 2014, na Congregação Batista Reformada em Belém.

Para os livros do blog clique aqui.

Leitura recomendada:

Morte na cidade - Francis Schaeffer















Conheça e inscreva-se nas páginas do blog no Youtube e Facebook :

 Create your own banner at mybannermaker.com!

Create your own banner at mybannermaker.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicaremos comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Gratos pela compreensão.